Assembleia aprova Acordo da Jornada

Reunidos em assembleia na noite de 25/11, os metroviários aprovaram o novo do Acordo da Jornada de Trabalho. Uma Comissão de Trabalhadores será formada para discutir com a empresa a transição das escalas e para seguir a negociação para redução da jornada diária de 9h08, que seguimos achando muito extensa, assim como os impactos sobre o turno ‘cedão’ e ‘tardão’. As novas escalas serão praticadas a partir de 2/1/2020 em respeito aos acertos que os metroviários já haviam feito para o final de ano.

Consideramos que a implantação da 4x2x6x4 foi um avanço da negociação, promovido pela insistência e pressão do Sindicato e da categoria, que não gostava da escala 4x1x4x3.

Também foi importante a manutenção da escala 4x2x4 para os que já a praticam. A mobilização evitou os ataques ao CCO.

Corretiva: Metrô impôs jornada 5×2. Depois, com pressão do Sindicato, empresa aceitou limite máximo de 30% nessa escala. A empresa havia desrespeitado o Acordo em vigência, contratando Técnicos em fevereiro na escala 5×2. O Sindicato pressionou e no último e-mail o Metrô aceitou a 4x2x4 a partir de 1º/12/19 para todos os Técnicos da Corretiva que foram contratados nesse período.

Restabelecimento: Metrô vai aplicar mesmo critério da Corretiva de limite máximo de 30%.

O novo acordo terá validade por dois anos. Divulgaremos em breve todos os detalhes do novo Acordo da Jornada.