Assembleia aprova luta contra demissões e critérios para as eleições no Sindicato

Na véspera do último feriado a empresa iniciou um processo de demissões, sem apresentar motivos. Até agora cerca de 20 metroviários foram demitidos, causando indignação nos colegas das áreas.

Com o objetivo de cancelar todas as demissões, a categoria, em assembleia realizada em 26/6, votou algumas ações:

– Orientação aos companheiros que foram demitidos que procurem o Departamento Jurídico do Sindicato

– Ato público em 2/7, com local e horário a confirmar. Todos os demitidos estão convidados a participar da manifestação

– Será distribuída uma Carta Aberta à População denunciando as demissões e o terrorismo que a empresa quer promover na categoria

– Realização de twitaço no dia 2/7

– Assembleia em 4/7, 18h30, no Sindicato, para discutir também o Plano de Saúde dos aposentados

Metroviários aprovaram os critérios para as eleições no Sindicato

Na noite de 26/6 foram realizadas duas assembleias. Uma para votar ações contra as recentes demissões e outra para aprovar os critérios das próximas eleições do Sindicato.

As eleições acontecerão de 9 a 13 de setembro de 2019. A votação será realizada por chapas com o critério de composição proporcional da próxima direção. As chapas deverão ter ao menos 25 diretores, com no mínimo 20% de mulheres e devem estar representadas em pelo menos duas das três áreas.

As três áreas são: Gerência de Manutenção, Gerência de Operação e Administração/Aposentados/Obras. As Linhas 4 e 5 participarão das eleições sendo que as urnas ficarão na sede do Sindicato.

Foram apresentadas duas propostas com relação à forma da direção do Sindicato. Uma pela manutenção da forma atual (três coordenadores-gerais) e outra com desmembramento da coordenação da seguinte maneira: um coordenador-geral presidente, um coordenador da Secretaria-Geral e outro coordenador-adjunto vice-presidente. Venceu a proposta de manutenção do atual colegiado (três coordenadores-gerais).

A assembleia também aprovou proporcionalmente a Comissão Eleitoral, que será indicada e divulgada no próximo material do Sindicato.