Assembleia aprova Plano de Luta. Readmissão dos metroviários, já!

Imagem vazia padrãoA assembleia do dia 25/6 (quarta-feira) se transformou num grande ato de solidariedade aos companheiros que foram demitidos de forma ilegal e arbitrária pelo governo Alckmin e reafirmou a necessidade da luta contra esse ataque ao legítimo direito de greve

 Após mais de quinze dias, o processo de demissão não foi concluído. A empresa não conseguiu comprovar nenhuma das acusações contra os metroviários e chegou ao absurdo de emitir uma segunda justificativa das demissões numa tentativa de corrigir o erro cometido. Neste momento os companheiros estão em fase de recurso administrativo.

O argumento do governo e da empresa, que na mídia acusaram os metroviários de “vândalos”, não colou. A categoria é quem preserva essa empresa e não há nenhum registro de danificação a qualquer equipamento, trem ou instalações durante a greve.
Pela fragilidade das acusações, a empresa já sofreu autuação da SRTE por prática antissindical e vários setores do Judiciário se manifestaram quanto à ilegalidade das demissões.

Na certeza de que a reversão das demissões se dará rapidamente, foi decidido o aumento do percentual da mensalidade sindical de 1,3% para 1,9% do salário base, por um período de seis meses, para ajuda financeira aos demitidos. Esse valor será reduzido proporcionalmente na medida em que ocorrerem as reintegrações. Haverá uma nova assembleia em janeiro para deliberar sobre o tema.

Os companheiros assinarão um termo se comprometendo a devolver toda a quantia, quando receberem da empresa os valores referentes aos meses em que ficarem afastados.

Para garantir a ajuda financeira aos demitidos neste mês, continua a campanha de arrecadação nas áreas. Organize a arrecadação na sua área e deposite no Banco do Brasil, agência 6.821-7, conta corrente nº 373-5.

Veja outras deliberações da categoria

  •  Uso do adesivo da campanha pela readmissão
  •  Suspensão das horas extras
  •  Abaixo-assinado em todas as áreas
  •  Realização de ato-show pela readmissão
  •  Dois atos públicos serão realizados no dia 3/7.

    Um às 9h, no Largo da Batata (Pinheiros)
    Organizado pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-teto) e companheiros sem-terra, por suas reivindicações, mas eles também incorporaram a luta pela readmissão dos 42 metroviários.

    Outro às 18h, no Largo São Francisco (Faculdade de Direito da USP), Sala dos Estudantes. Ato em solidariedade aos 42 demitidos, pelo Direito de Greve e pela Readmissão dos Metroviários, já! Presença de  Jorge Luiz Souto Maior (professor da Faculdade de Direito da USP), Francisco Gérson Marques de Lima (professor de Direito da Universidade Federal do Ceará e membro do MPT do Ceará) e Cezar Britto (ex-presidente da OAB Nacional e advogado de entidades sindicais).