Assembleia decisiva: quinta-feira, 20/05, no Sindicato!

Na última rodada de negociação com o Sindicato, realizada no dia 18/05, o Metrô reiterou sua disposição de renovar o acordo coletivo vigente, deu respostas para algumas pendências da última reunião, apresentou um esboço do plano de carreira que continua em apreciação na Secretaria da Fazenda e a seguinte proposta econômica: reajuste de 5,05% sobre os valores do salário, vale refeição e alimentação (conforme o IPC/Fipe); e PR com valor mínimo de R$ 3465, sendo uma parcela fixa de R$ 2742, mais 40% do salário base de cada metroviário, a ser paga em fevereiro de 2011. Não houve proposta de aumento real.

Diante da insuficiência da proposta, todos os metroviários estão convocados para participar da assembleia de quinta-feira, 20/05, às 18h30, no Sindicato, para avaliarmos a proposta da empresa e estabelecermos formas de luta por melhorias na proposta apresentada pela Cia.! Participe!


Respondendo às pendências da reunião anterior, a empresa aceitou formar uma comissão composta por representantes do Metrô e do Sindicato para acompanhar a implantação da NR 33, que trata das regras para realização de trabalhos em ambientes confinados; e afirmou que está em andamento o processo de substituição de mobiliários nos locais de trabalho.

A empresa rejeitou as reivindicações relacionadas à jornada de trabalho e fornecimento de uniformes, bem como a reivindicação 69.13, que trata da realização de exames, como eletrocardiograma e audiometria e outros.

O Sindicato avalia que a proposta da empresa está aquém das reivindicações da categoria e, por isso, convoca todos os metroviários para participar da assembleia de quinta-feira, 20/05. Vamos definir formas para pressionar a empresa a melhorar a sua proposta e proporcionar melhores condições de vida e trabalho para a categoria e, consequentemente, melhorar a prestação de serviços à população.


Proposta de Plano de Carreira

O Metrô apresentou ao Sindicato um resumo do plano de carreira que continua sendo avaliado pelo Codec. Na proposta, fica formalizada a união das carreiras da estação e do tráfego e, de forma genérica, são elencados itens que estabelecem critérios de movimentação, por exemplo. Continua não existindo um prazo para a implantação do plano.

Aí está mais um motivo para que os metroviários participem da assembleia de quinta-feira e definam formas para pressionar a empresa a atender esta antiga e justa reivindicação.