Assembleia nesta terça-feira (14/6) decidirá sobre o processo eleitoral do Sindicato. Participe!

Em debate na diretoria sobre o processo eleitoral foi levantada a possibilidade de realização de um plebiscito na categoria, com a proposta de adiamento do processo eleitoral e prorrogação do mandato, com o argumento dos problemas que a categoria e os demais trabalhadores enfrentam

A motivação da proposta de adiamento da eleição é a seguinte: no segundo semestre de 2022 vão ocorrer as eleições para presidente, governadores e deputados. A conjuntura política e econômica que atravessa o país demanda que essas eleições sejam acompanhadas com muita atenção pelos trabalhadores e trabalhadoras, que amargam as consequências de um governo genocida, autoritário, que aprofunda os ataques ao povo trabalhador e ameaça permanentemente a democracia, lançando suspeitas sobre o processo eleitoral e conspirando um golpe e fechamento de regime.

Aqui no Metrô sofremos na pele os impactos destes governos extremamente agressivos que, nos últimos 3 anos, implementaram legislações que retiram direitos, como a reforma da Previdência e a lei que liberou geral as terceirizações, além das privatizações e outras mazelas.

Soma-se a isso a possibilidade que se abriu de conquistarmos o tombamento da sede, a partir do processo aberto pelo Conselho de Patrimônio Histórico da cidade. Temos que enfrentar o novo proprietário, que entrou na Justiça para a reintegração de posse e vai tentar impedir o tombamento.

Com a mesma compreensão política, parte da diretoria avalia que a eleição pode se realizar agora, como estava previsto no calendário eleitoral.

A categoria é que decide

A proposta da diretoria é que qualquer decisão sobre o processo eleitoral e o mandato da diretoria tem que ser tomado pela categoria por meio de um plebiscito. Por isso, na assembleia de hoje (14/6) o que será deliberado é se a categoria autoriza ou não a realização de plebiscito em que todos os associados decidirão sobre a proposta de adiamento das eleições, que na proposta da Coordenação Geral é de no máximo de seis meses, e a consequente prorrogação do mandato ou eleições agora mantendo o calendário eleitoral.

Este adiamento mantém, obviamente, o presidencialismo e a composição majoritária decididos pela categoria no plebiscito realizado no mês de março desse ano.
A proposta portanto, se aprovada pela categoria no plebiscito, garantiria que uma nova diretoria estará eleita na Campanha Salarial de 2023.

 

PARTICIPE!

✊ ASSEMBLEIA NESTA TERÇA-FEIRA (14/6), às 18h, no Sindicato

Para deliberar sobre a seguinte pauta:

1º) Luta pelo tombamento da sede do Sindicato;

2º) Luta contra a terceirização do CCV;

3º) Início do processo eleitoral, com a convocação de eleição para renovação do mandato;

4º) discussão e deliberação sobre a realização de plebiscito para adiamento da eleição com prorrogação do mandato da diretoria.

 

⚠️ O período da consulta on line será definido na assembleia presencial.  Para assistir a assembleia on-line, acesse AQUI! Ou pelas redes: Facebook ou YouTube do Sindicato

🖥️ Para votar, ACESSE AQUI!