Assembleia extraordinária, quinta-feira, dia 27/01, às 18h30. Pauta: VR, VA, cheque-supermercado

O GRH procurou o Sindicato na sexta-feira, 21/01, à noite, para informar que o crédito do VR e do VA de fevereiro só será depositado na conta dos trabalhadores no dia 03/02, a título de "adiantamento sem desconto do IR e INSS", porque a licitação do Vale Refeição ainda não foi concluída.

O GRH informou também que, se o VR for normalizado até fevereiro, este "adiantamento" será descontado no final do mesmo mês, e que o valor correspondente seria creditado em VR.

O Sindicato exigiu que a Cia. cumprisse sua obrigação de informar imediatamente a categoria sobre sua atitude, e afirmou que convocaria assembleia extraordinária para o dia 27/01, quinta-feira, para consultar os metroviários sobre mais este descumprimento do Acordo Coletivo.

Prejuízo aos metroviários
Da forma imposta pela empresa, o trabalhador usará o dinheiro, com atraso, a partir do dia 03/02, e no final do mês este valor será descontado e creditado em VR. Ou seja, o metroviário gastará em dinheiro com a alimentação, e receberá em VR no final do mês para pagar as contas.

Nessa situação absurda, o metroviário será prejudicado por conta do atraso e por não pagar suas contas com o VR. Além disso, há o prejuízo dos trabalhadores em débito na conta corrente, que perdem a garantia da refeição diária no crédito no VR.

O Metrô não esclareceu o que fará caso não consiga concluir o processo de licitação do VR até o final de fevereiro, com possibilidade de depositar no holerite novamente, incidindo impostos de renda e previdência.

Mobilização, organização e resistência
A categoria não pode pagar o custo da irresponsável lambança que a direção do Metrô fez com o VR, VA e Cheque Supermercado.

A Cia. afirmou que pagaria o quanto antes a diferença do IR e INSS que foram descontados no último pagamento em VR. Porém, já se passou o mês, e nada da restituição dos impostos descontados indevidamente.

Exigimos o pagamento já em VR, e que o Metrô assine esse compromisso!

Não aceitaremos que, mais uma vez, o trabalhador seja prejudicado!

Vamos à luta!

Todos à assembleia de quinta-feira, 27/01!