ATO UNIFICADO: Abaixo o leilão da Linha 7-Rubi da CPTM. Participe!

Governador Tarcísio quer TRANSFORMAR a Linha 7 da CPTM em Via CALAMIDADE! No dia 29 de fevereiro, vai acontecer um novo leilão de concessão de mais uma linha de trem em SP. A PPP abrange o Trem Intercidades (São Paulo-Campinas) e a linha 7-Rubi da CPTM. Em janeiro de 2022, as Linhas 8 e 9 foram privatizadas e de lá para cá, os passageiros dessas linhas sofreram com o caos, atrasos, descarrilamentos, velocidade reduzida, falhas e mais falhas. Teve até colisão na plataforma

Mesmo com toda essa péssima experiência, o governador continua com esse projeto de privatização. O compromisso do governador não é com a qualidade e a segurança da população. O compromisso dele é com os bilionários dos grupos econômicos que vão abocanhar esse serviço público.

De cara, vai acabar com a viagem direta entre Rio Grande da Serra e Jundiaí, a famosa integração 7-10, prejudicando ainda mais as passageiras e passageiros.

4 motivos para cancelar o leilão da Linha 7-Rubi

1) Necessidade de aporte de 9 bilhões do estado
Para estimular a participação no leilão do trem intercidades e da linha 7-Rubi, o governador investirá aproximadamente 9 bilhões de reais, dos quais R$ 6,4 bi serão financiados pelo BNDES do governo federal.
Além disso, o edital do leilão também garante 90% da receita com bilheteria à concessionária, onerando ainda mais o estado no longo prazo.

2) Fim do serviço 710
Com a privatização da linha 7-Rubi, você terá que descer do trem duas vezes, na Barra Funda e no Brás, se quiser ir ao ABC Paulista e vice e versa. A tendência é que milhares de passageiros sejam afetados todos os dias pela mudança.

3) Linhas privatizadas custam mais caro para transportar menos passageiros
Segundo levantamento feito pelo Uol em 2023, as linhas privatizadas recebem em média repasse 4x maior para transportar metade dos passageiros. Diante desses números, o argumento da “eficiência” da gestão privada do transporte vai por água abaixo.

4) Linhas privatizadas tem o maior número de falhas
Os números não mentem. Em levantamento realizado pela TV Globo, em 2023 as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda tiveram 95 falhas, em oposição às 48 falhas da CPTM somando suas 5 linhas.

Nós, trabalhadoras e trabalhadores das empresas estatais, juntos à população, vamos continuar a luta para barrar esse projeto de privatização que vai gerar um caos no transporte público.

📢 ATO UNIFICADO | Abaixo o leilão da linha 7-Rubi da CPTM

🗓️ Quarta, dia 28/2, às 16h
📌 Em frente a Bolsa de valores (Sede da B3 – R. Quinze de Novembro, 275 – Centro Histórico de São Paulo)

📢 PARTICIPE!