Audiência Pública na Alesp, dia 11/4, discute privatização dos trilhos e os riscos à população

Na terça-feira (11/4), a partir das 18h, no auditório Tiradentes da Assembleia Legislativa de SP, será realizada a Audiência Pública Linha 15-Monotrilho e Linhas 8 e 9 de trens — Privatização/Terceirização dos Trilhos: Um risco à população.

As constantes falhas nas Linhas 8 e 9 e a colisão entre trens na Linha 15-Monotrilho no dia 8/3 chamaram a atenção de toda a imprensa e da população de São Paulo e de cidades vizinhas.
As Linhas 8 e 9 foram privatizadas e entregues à ViaMobilidade, que passou a administrá-las em 27/1/22. Desde então, os passageiros passaram a sofrer vários transtornos, com falhas, acidentes e descarrilamentos.

A Linha 15 do monotrilho vive vários processos de terceirização. Além disso, apresenta inúmeras falhas no sistema automático de proteção dos trens, motivo fundamental da colisão do dia 8/3. Também é necessária a instalação de cabine para o Operador de Trem. Em vez de questionar a empresa responsável por esse sistema, a direção do Metrô e o governo do estado promovem uma perseguição aos trabalhadores.

Diante de todos esses elementos, a Audiência Pública tem o objetivo de ampliar a investigação de todos os casos em questão, visando a segurança da população usuária desse serviço fundamental na cidade e no estado de São Paulo.