Basta de assédio sexual no Metrô e CPTM!

Foi com muita preocupação que esta semana recebemos várias denúncias de assédio e até mesmo casos de estupro em estações do Metrô e arredores.
Estamos colhendo informações com funcionários e estações, apesar da grande dificuldade de aferição dos fatos – falta de registros em filmagens e testemunhas tem dificultado a identificação de vítimas e assediadores.

De qualquer forma, a violência no metrô não é de hoje e, conforme pesquisa divulgada essa semana pelo jornal Folha de São Paulo, registros dessas ocorrências cresceram 67% em trens e metrôs nos últimos 4 anos.

A violência à mulher é intolerável. O transporte público, tal qual toda a cidade, deve ser um espaço seguro para que as usuárias possam se deslocar para suas casas, escolas e trabalhos sem este tipo de preocupação. Compreendemos que esta é uma questão que atinge também as funcionárias do metrô, pois estas ficam muitas vezes expostas a todo tipo de violência em trens e estações.

Exigimos do Metrô e das autoridades competentes que tomem providências para coibir e investigar estes casos, tais como: aumento do quadro de seguranças treinados nas estações, instalação de maior quantidade de câmeras de vigilância nas estações, melhora da iluminação nos arredores, além de campanhas mais efetivas contra o assédio para que exista uma real educação da população quanto a este tema.

A Secretaria de Mulheres do Sindicato está aberta para colher qualquer tipo de denúncia e oferecer o acolhimento necessário, além de se solidarizar com todas as vítimas que tenham passado por estes acontecimentos terríveis.

Denuncie!