Basta de violência aos metroviários! Seguranças se mobilizam por mais contratações e direitos

Na noite de 28 de março, 12 trabalhadores da segurança do metrô foram feridos, sendo que dois ficaram em estado grave, em agressões cometidas por usuários depois da semifinal do Campeonato Paulista, na estação Itaquera. Sabe-se que nestes tipos de eventos o número de usuários aumenta consideravelmente e o Metrô não adotou estratégia adequada para a ocasião, colocando em risco a vida dos metroviários.

No dia 31/3, a categoria e o Sindicato organizaram uma setorial e ato em solidariedade aos Agentes de Segurança (ASs) em Itaquera. Nesse mesmo dia o Sindicato acompanhou a estratégia dos seguranças para o jogo Corinthians e Palmeiras. Na semana anterior ao ocorrido, alguns dos mesmos seguranças que foram agredidos foram responsáveis por salvar a vida de uma menina de um ano em salvamento de emergência.

Denunciamos as constantes situações de insegurança e agressões contra os metroviários, em especial os trabalhadores da segurança que ficam na linha de frente em situações de risco. Os trabalhadores discutiram medidas para coibir e evitar as condições precárias de trabalho.

O Sindicato reitera a defesa de mais contratações de funcionários por meio de concurso público e garantia de direitos.