Cadê o valor da PR?

Estamos exigindo novamente que o Metrô apresente imediatamente valores da PR. Até a CPTM já anunciou que foi atingido 87% das metas

Pelo acordo coletivo firmado no final da campanha salarial do ano passado, até o dia 28/03 o metrô deve pagar a primeira parcela da PR.

METRÔ Sabotou as Metas

A empresa, diferentemente do que se esperava, atuou para derrubar as metas que ela própria impôs e que somos contrários

A meta financeira, que deveria ser com subsídios e não com tarifa, foi solapada pela distribuição desigual da receita tarifária. Nesse período o Metrô recebeu muito menos que os metros privados, na prática nosso trabalho financiou os lucros das empresas concorrentes. Diante de distribuição tão desigual, as metas atingidas são um “milagre”.

Mesmo com este buraco financeiro que é a distribuição desigual da tarifa, poderíamos ter um equilíbrio neste ano, se a direção da empresa tivesse advogado em defesa da empresa e reivindicado o reequilíbrio financeiro referente a perda de usuários no período da pandemia, nesse período a L4- CCR, recebeu milhões de reais do Estado, enquanto o Metrô público não recebeu nada.

O Metrô também sabotou outra meta que pesa muito no que vamos receber: a satisfação dos usuários

Ano passado, além do acordo da PR a empresa também se comprometeu a “realizar diagnóstico atualizado acerca da necessidade de novas contratações e encaminhará pedido de abertura de concurso público…”. Muito ao contrário de contratar para suprir a necessidade de quadro de pessoal, a empresa praticou várias modalidades de demissões, que somaram um quadro de demissão em massa nunca vistos na empresa.

O pior é que estas demissões atingiram exatamente os setores diretamente envolvidos com a satisfação dos usuários, que são os funcionários das estações que atendem os passageiros e a manutenção que é responsável por garantir que o funcione sem falhas.

Diante deste quadro de sabotagem e demissão em massa, o funcionamento do Metrô é fruto do esforço das metroviárias e dos metroviários que se desdobraram como nunca.

Depois de três anos praticamente sem receber PR, merecemos receber a PR justa e igualitária.