Campanha Salarial da Linha 4 tem 2ª reunião de negociação

Na tarde de 20/2 foi realizada a segunda reunião de negociação da Campanha Salarial dos metroviários da Linha 4 – Amarela. Além do Sindicato, também participaram da mesa de negociação os companheiros Tiago e Ricardo, que assessoraram os diretores sindicais no debate com a empresa, e os representantes da CCR/ViaQuatro.

O Sindicato expôs os problemas relativos ao acúmulo de funções do AAS e AAM, reivindicando a separação das atividades de estação, segurança e trens, além de não permitir que os funcionários da Manutenção executem atividades de segurança e estação. A empresa ficou de trazer o Coordenador da Operação na próxima reunião para debater o tema.

A empresa concordou com a reivindicação de liberação de 3 trabalhadores, por três dias por ano, para participarem de cursos no Sindicato. Renovou a cláusula que garante o salário da função para quem foi promovido, mas o Sindicato quer a garantia do pagamento a partir do início do exercício da nova função, o que muitas vezes não ocorre na ViaQuatro.

No tema de convênios para cursos, a empresa se propõe a renovar a cláusula do atual Acordo, mas o Sindicato reivindicou o convênio com o Senai que atenda os filhos de funcionários na condição de aprendiz.

Ao tratar das sindicâncias e procedimentos investigatórios de ocorrências, o Sindicato denunciou o assédio moral que o funcionário é submetido em função da prática da Sala de Crise e defendeu que a empresa não pratique mais este tipo de ação e garanta a presença do Sindicato nas sindicâncias realizadas. Reivindicou ainda que nenhum funcionário seja exposto publicamente perante seus companheiros, seja através dos rádios comunicadores ou mesmo em imagens expostas em treinamentos.

Por fim a empresa concordou em renovar a cláusula sobre apoio a dependentes químicos e da estabilidade para gestantes e o Sindicato reivindicou a extensão da estabilidade para mães adotantes, mulheres que sofreram aborto e também para os pais. Foi garantida também a renovação da cláusula de estabilidade para mulher vítima de violência.
Os representantes da CCR/ViaQuatro se comprometeram a avaliar as demandas apresentadas e responder na próxima reunião em 28/2.