CAMPANHA SALARIAL 2022: SEMINÁRIO ORGANIZA A LUTA POR NOSSAS REIVINDICAÇÕES

Seminário completou a Pauta de Reivindicações, apontou os eixos, reafirmou a luta contra a privatização e a necessidade de início das negociações. Agora é preparar a luta para uma Campanha vitoriosa!

Realizado no sábado (2/4), o Seminário da Campanha Salarial deu um passo importante na luta por nossas reivindicações. O primeiro a falar foi o supervisor do Dieese Victor Pagani.
Ele afirmou que o governo estadual tem dinheiro para pagar o reajuste, aumento real e o que deve aos metroviários. “A arrecadação do governo tem batido recordes. O ICMS teve 25% de crescimento na sua arrecadação”. Pagani também ressaltou que a luta por aumento real voltou a fazer parte das reivindicações dos trabalhadores, após o período mais grave da pandemia.

NEGOCIAÇÕES

Na sequência, a diretoria do Sindicato apresentou os principais eixos da nossa luta. O primeiro é iniciar o mais rapidamente possível as negociações. A empresa informou que pretende negociar apenas as cláusulas econômicas e marcou duas reuniões virtuais: em 19/4 e 4/5, com 25 pessoas na Comissão de Negociação.

O Sindicato reivindicará a realização de um número maior de reuniões, com proposta de 5 datas: 13, 19, 20, 25 e 27/4, reafirmando que elas sejam realizadas de forma presencial.

O segundo eixo de ação é Metrô: retire o recurso do TST. A Sentença Normativa que está em vigor prevê a manutenção das cláusulas sociais do Acordo Coletivo por 4 anos e das cláusulas econômicas por 1 ano. Vamos reivindicar que a empresa retire o recurso e abra negociação sobre as cláusulas sociais, para serem apresentadas propostas de melhorias e para que não haja ameaças de elas serem atacas após o julgamento de 2ª instância.

VEJA OS PRINCIPAIS EIXOS DA NOSSA CAMPANHA:

  • Iniciar as negociações rapidamente
  • Metrô: retire o recurso ao TST
  • Pagamento dos Steps e Isonomia Salarial
  • Reajuste, a partir de 1º/5/2022, pelo índice IPC-FIPE com estimativa atualizada em 11,48%, acumulados de 1º/5/2021 a 30/4/2022, a ser aplicado sobre os salários vigentes em 30/4/2022. Empresa deverá pagar também o reajuste inflacionário referente a maio/2019 a abril/2020. Este percentual é de 2,61% (IPC-FIPE). Aplicando-se os reajustes das inflações de 2020 e 2022, chega-se ao índice estimado de 14,37%. Metrô deverá complementar com mais 4,90%, totalizando 20%. Sendo as estimativas de 14,37% de reposição inflacionária e 4,90% de ganho real.
  • Pagamento das PRs de 2020, 2021 e 2022
  • Contra a privatização e terceirização
  • Abertura de concurso público para reposição do quadro de funcionários
  • Defender e melhorar o Metrus – Plano de Saúde
  • Reintegração dos funcionários demitidos em 2020, que recebem aposentadoria especial
  • Reintegração dos funcionários demitidos em 2019

ASSEMBLEIA EM 11/4 (SEGUNDA-FEIRA), A PARTIR DAS 19H, COM VOTAÇÃO ELETRÔNICA EM 24 HORAS
PAUTA: ALTERAÇÕES ESTATUTÁRIAS E DEMAIS DELIBERAÇÕES DO CONGRESSO ANTES DISSO, HAVERÁ LIVE DO SINDICATO (ACOMPANHE PELAS REDES SOCIAIS DO SINDICATO), A PARTIR DAS 18H. Participe!
Para VOTAÇÃO NA ASSEMBLEIA ACESSE AQUI!