Caos na L1 comprova falta de investimentos no metrô estatal

Hoje (18/11), uma falha na energização da via impediu o início da operação comercial na Linha 1-Azul do metrô. Somente depois das 6h40 a linha voltou a operar integralmente. As restrições operacionais afetaram também as Linhas 2 e 3. A falha provocou um verdadeiro caos.

Foi mais uma manhã estressante para os usuários do metrô, com dificuldade para chegar aos seus destinos, e também para as metroviárias e metroviários, que ficaram expostos a todo tipo de agressão e desrespeito.

Essa manhã difícil para passageiros e a categoria metroviária é mais uma demonstração explícita da precarização do serviço. Faltam investimentos e funcionários. Metrô e CPTM juntos recebem apenas 0,2% da receita arrecadada com tarifas no transporte. A maior parte da arrecadação é destinadas às linhas privadas do metrô.

Por conta disso, não existem recursos para a modernização do sistema. O metrô público estatal precisa – urgentemente – de mais recursos para evitar problemas como o caos vivido hoje. Já o governador eleito, seu vice e secretários não precisam de aumento salarial. Já vão ganhar salários altíssimos!