CBTU oferece só 2%. Greve em cinco Estados continua

A audiência de conciliação realizada no Tribunal Superior do Trabalho (TST) no dia 5 de junho terminou sem acordo. A proposta de reajuste de 2% oferecida pela CBTU foi rejeitada pelos sindicatos. Continuam em greve, portanto, os metroviários e ferroviários de Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Maceió (AL), Natal (RN) e João Pessoa (PB).

Numa demonstração de que querem negociar, os sindicatos apresentaram uma contraproposta, que não foi aceita pela empresa.

A proposta é a seguinte: manutenção das cláusulas sociais e econômicas já negociadas; reembolso do plano de saúde no valor integral de R$ 309; não desconto dos dias parados; manutenção de todos os benefícios até o final das negociações; 5% de reajuste salarial e 2% de aumento real linear ou dois níveis para cada empregado.
 
Como os representantes da CBTU rejeitaram a proposta alegando não ter autorização para negociar além dos 2%, a ministra Maria Cristina Peduzzi, instrutora da audiência, deu o prazo de cinco dias para a empresa se posicionar sobre a contraproposta dos sindicatos. Em não havendo acordo, será marcado a data do Dissídio Coletivo.
 
Assim, os sindicatos decidiram apresentar às assembleias dos trabalhadores nos diferentes Estados a proposta de manter a greve de acordo com a escala mínima determinada pela Justiça até a próxima terça-feira (12 de junho), quando termina o prazo de cinco dias determinado na audiência de conciliação.