CCR quer prorrogar Acordo Emergencial. Sindicato não aceita sem estabilidade

Em reunião realizada na quarta-feira, 15/7, os representantes da CCR apresentaram a proposta de renovação do Acordo Emergencial para os trabalhadores das Linhas 4, 5 e 17 até o final do ano. Os diretores do Sindicato responderam que não defendem a proposta porque além de reduzir salários, não garante estabilidade dos metroviários, que não são incluídos na suspensão do contrato ou redução de jornada.

Os trabalhadores da ViaQuatro e ViaMobilidade aprovaram o Acordo Emergencial baseado nas Medidas Provisórias 927 e 936 do governo Bolsonaro em abril deste ano, em função da pandemia da Covid-19. Com essa decisão fica impedida a realização de acordos ou contratos individuais, onde a empresa pressionaria para aceitar suas propostas sem a participação do Sindicato.

Porém, no dia seguinte à assinatura do contrato coletivo, a ViaQuatro iniciou um processo de demissões de  trabalhadores da equipe de trens que, no início da pandemia, se recusaram a trabalhar sem as condições sanitárias adequadas e sob riscos à saúde. Toda semana novas demissões são anunciadas, gerando um clima de terror entre os trabalhadores. Já na ViaMobilidade o processo não é diferente, a cada semana ocorrem demissões, como a desta em que foram demitidos vários AAS’s.

A posição do Sindicato em não aceitar esse Acordo se baseia no fato de que, mesmo que as MPs garantam os empregos de quem foi “escolhido” pela empresa para reduzir salários e/ou ter o contrato suspenso, os demais trabalhadores estão completamente descobertos e podem ser demitidos, como já está ocorrendo desde a assinatura do acordo.

Por isso o Sindicato está convocando assembleia on-line na terça-feira (21/7), das 0h às 23h59, para consultar a categoria sobre a proposta de prorrogação do acordo. O Sindicato orienta aos trabalhadores a só aprovarem a prorrogação com a garantia de emprego para todos.

Fique atento aos comunicados e participe da assembleia on-line. Todos os funcionários podem participar independente de filiação ao Sindicato. A sua decisão é fundamental!

Votação é confidencial

A votação on-line em assembleia é individual e confidencial. O Sindicato garante o sigilo sobre os dados de quem participa a fi m de evitar qualquer tipo de perseguição ou retaliação por parte da empresa. Além disso, orienta a todos que evitem votar dentro das instalações da empresa e durante o expediente, evitando o assédio moral que ocorre em muitas empresas.

ASSEMBLEIA nesta terça-feira, dia 21/7, das 0h às 23h59. Participe!

Acesse o link abaixo e clique no botão da empresa em que trabalha e inicie o processo de votação: https://assembleia.metroviarios-sp.org.br/. Vote!