Chega de Sufoco! Viva o 8 de Março Basta de violência contra as mulheres!

No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional de Luta das Mulheres. A data foi criada em referência às 129 trabalhadoras que morreram queimadas dentro da fábrica Cotton, nos Estados Unidos, em 1857, quando estavam em greve. E ganhou força internacional após a Revolução Russa, quando no dia 8 de março de 1917 as mulheres  saíram em greve e detonaram a primeira revolução socialista. Em 1921, o congresso das mulheres comunistas aprovou o 8 de março como o “Dia Internacional da Mulher Trabalhadora”.

O Sindicato do Metroviários de São Paulo cumprimenta todas as trabalhadoras do metrô nas suas diversas áreas: operação, manutenção, administração, segurança, limpeza, que são parte fundamental da luta dessa categoria por melhores condições de trabalho e de vida.

No Brasil, o fato inédito de termos uma mulher na presidência da República não mudou a realidade, como era a esperança de milhões de mulheres trabalhadoras e pobres.
Começamos o ano de 2012 com as tristes imagens de mulheres e crianças sendo expulsas de suas casas, pela Polícia Militar (PM), no bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos. Uma ação criminosa da PM do governo do PSDB, de Geraldo Alckmin.

Queremos, neste 8 de março, denunciar todo tipo de violência contra as mulheres. Todos os dias, segundo dados do SUS, dez mulheres são assassinadas por aqueles em que elas deveriam confiar, como maridos companheiros e ex-companheiros; a cada minuto, 12 mulheres sofrem algum tipo de agressão machista (assédio sexual, assédio moral, agressão física, estupro, morte). Esses números atingem principalmente as mulheres pobres e negras.

A violência está também dentro do transporte público. Os crescentes casos de abuso sexual contra as usuárias dentro dos trens superlotados são ataques a todas nós, mulheres, que nos sentimos completamente vulneráveis e inseguras ao sair para trabalhar, estudar ou passear. É lamentável que a Globo continue se utilizando de artistas famosos para banalizar a violência como faz no quadro do Metrô Zorra Total.

A Lei Maria da Penha precisa sair do papel, ser aplicada e ampliada. Os agressores punidos e as mulheres assistidas com políticas públicas. Para que isso aconteça são necessários mais investimentos públicos.

  • Chega de Sufoco! Mais Metrô, público e de qualidade!
  • Contratação imediata de mais funcionários! Contratação de mais seguranças femininas
  • Que o Metrô veicule uma campanha de conscientização e de incentivo à denúncia contra a violência sofrida pelas mulheres!
  • Punição imediata e exemplar a todo e qualquer agressor machista!
  • Atendimento especial às mulheres vítimas de agressões na Delpom (Delegacia do Metropolitano)

Participe da Semana da Mulher!

A Secretaria da Mulher do Sindicato, em referência ao 8 de março, Dia Internacional de Luta da Mulher organizará uma programação de  atividades com a apresentação do grupo de teatro Santa Víscera.

Veja o calendário:

  •  11/3 – 14h, BTO, sala do Coral

  •  12/3 – 10h, PIT, auditório
               14h, Sacomã, sala de treinamento

  •  13/3 – 15h, Cidade II (saguão de entrada)

  •  14/3 – 10h, PAT, auditório
               14h, GBU (sala de treinamento)

  • l 15/3 – 17h, Sé, área livre

Participe!