Chega de violência machista, racista e de gênero!

Na terça-feira (4/2), em São José do Rio Preto (interior de São Paulo), uma mulher grávida foi agredida por um policial militar. Uma gravação mostra o momento em que o PM se posiciona com o joelho sobre a barriga da mulher e dá um tapa forte no rosto dela. Em outro momento, o agente segura o pescoço da mulher, sufocando a vítima. Mesmo com o alerta de pessoas que acompanhavam a agressão de que ela está grávida, o policial continua o covarde ataque.

Antes disso, no domingo (2/2), um policial militar foi filmado quando agredia um jovem em uma abordagem no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (Bahia). A ação foi gravada por moradores. No vídeo, o rapaz é agredido com murros e chutes enquanto é revistado. O policial ainda diz insultos racistas ao se referir ao cabelo do jovem. “Você para mim é ladrão, você é vagabundo. Olha essa desgraça desse cabelo aqui. Tire aí vá, essa desgraça desse cabelo aqui. Você é o quê? Você é trabalhador, viado? É?”, grita.

Em ambos os casos fica claro o despreparo dos policiais, que agem de forma covarde e violenta. Por trás dessas graves agressões está o verdadeiro incentivo que o presidente Bolsonaro dá à violência. Um presidente que incita o racismo, o machismo e a homofobia.

Manifestamos nosso total repúdio à violência policial. Que os casos sejam apurados e os policias punidos.