Ciclovias do Kassab: mais um projeto só pra inglês ver
A implantação de ciclovias, entendidas como via de tráfego preferencial de bicicletas e similares, traz inegáveis benefícios ecológicos, econômicos e físicos para quem utiliza este meio de transporte.
Cidades como Paris, com 370 km de vias; Montreal, com 400 km; e Curitiba, com aproximadamente 100 km; são exemplo de preocupação ambiental e qualidade de vida aos seus moradores.
Para se ter uma idéia, as ciclovias de Santos são usadas por mais de 300 mil usuários por dia e, enquanto isso, São Paulo inaugura a sua segunda ciclovia, desta vez, com 14,8 km e apenas dois acessos ao lado da Marginal Pinheiros. Ou seja, ela não leva a lugar nenhum e nem se interliga com nada, assim como a da Radial Leste, que não é usada por praticamente ninguém em sua extensão. A nova ciclovia é ainda pior, pois é literalmente inacessível para as pessoas que moram nas regiões entre os seus extremos.
Seguindo esta linha, vem o mesmo governo Kassab das ciclovias, junto com o governo Serra, querendo implantar o projeto do monotrilho, quando serão gastos milhões do dinheiro público e o problema de transporte na cidade não será solucionado.
O projeto do monotrilho já nasceu com defasagem e sem a devida discussão com a sociedade, que precisa urgente de transporte público que lhe garanta dignidade. Chega de projetos para a vitrine eleitoral!