CIPA: Por um processo eleitoral justo

A empresa impôs um calendário e formato para as eleições das CIPAs que vão definir a gestão 2021/2022. As inscrições para a participação no processo eleitoral estão programadas para começar no próximo 8/2 e vão até 22/2. Os trabalhadores reivindicam transparência e participação no processo

Segundo o edital enviado pela empresa, as eleições nas CIPAs das Linhas 1, 2, 3, 15, dos Pátios Jabaquara, Itaquera e Tamanduateí, Manutenção Linhas, Edifícios e Obras vão acontecer de forma eletrônica de 1º/3 a 10/3.

A bancada de cipistas e o Sindicato são contrários a realização das eleições durante o período da pandemia e também desaprovam o processo unilateral, sem diálogo com a entidade. O Sindicato solicitou uma reunião com o Metrô para definição conjunta dos critérios, que acontecerá no dia 9/2. Após a reunião a categoria será informada do resultado e sobre os procedimentos nas eleições.
A formação de uma representação dos trabalhadores combativa e de luta no dia a dia da categoria é um diferencial para o cuidado com a saúde e por melhores condições de trabalho para os funcionários. Da forma como foi apresentado, o processo eleitoral pode excluir ou limitar a participação da categoria.