Colegiado ou Presidencialismo: PLEBISCITO será de 14 a 18 de março. PARTICIPE!

Metroviários e Metroviárias aprovaram em assembleia no dia 14 outubro de 2021, e também no último Congresso, a realização de um Plebiscito na categoria para escolha do formato da próxima direção do Sindicato e composição do processo eleitoral

A categoria irá votar no Plebiscito se a direção do Sindicato funcionará no modelo Colegiado ou Presidencialista. Além disso, votará também se a composição da diretoria, no processo eleitoral será proporcional ou majoritária.

O modelo Colegiado representa três Coordenações Gerais, e demais coordenadores que dividem as atribuições e responsabilidades nas secretarias do Sindicato.
Já o Presidencialista leva a figura de um presidente e diretores responsáveis por gerir o funcionamento das secretarias do Sindicato.

No processo eleitoral, o modelo proporcional é quando o número de diretores na composição da direção do Sindicato é dividido proporcionalmente ao número de votos em cada uma das chapas que participou da disputa.

O majoritário comporá a diretoria todos os membros apenas da chapa eleita e nenhum membro das chapas minoritárias.

O Plebiscito será realizado entre os dias 14 e 18 de março e serão publicados nos próximos materiais do Sindicato as defesas de cada um dos modelos, com mais esclarecimentos para toda a categoria.