Senado ignora mais de 40 mil nas ruas e aprova PEC 55 em 1º turno

pec-55_votacao_pi2O Senado aprovou, na terça-feira (29/11), em primeiro turno, com 61 votos a favor e 14 contra, o texto-base da PEC 55, que cria um teto para os gastos públicos dos próximos 20 anos, comprometendo investimentos do governo em saúde e educação. A votação em segundo turno será no dia 13/12.

A grande mobilização de mais de 40 mil pessoas ocorrida em Brasília, com participação dos metroviários de SP, não sensibilizou os senadores a barrarem a proposta de Temer que ameaça direitos e precariza os serviços oferecidos à população. Os manifestantes sofreram forte repressão das forças policiais, que lançaram bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta contra os participantes do ato, dispersando o movimento.

pec-55_votacao_pi2-3A mídia, TV Globo à frente, chamou os manifestantes de “vândalos” e continua mentindo para a população, escondendo os reais efeitos que a PEC terá sobre a vida dos trabalhadores.

 

A luta contra a PEC 55 continua e novas mobilizações serão realizadas pelas Centrais Sindicais e movimentos populares. Uma delegação com vários metroviários participou do ato contra o estabelecimento do teto de gastos públicos para saúde, educação e assistência social.

 

pec-55_votacao2-4

pec-55_votacao2-5