Com PSDB no governo, metrô de SP cresce menos de 2 km por ano

panelinha4-2O ritmo de expansão do metrô de São Paulo desde 1995, quando o PSDB assumiu o governo do Estado, tem sido tão lento quanto o das gestões anteriores e muito inferior ao de outros países em condições comparáveis.

Por meio da Lei de Acesso à Informação é possível constatar que gestão tucana investiu R$ 30 bilhões em trilhos, trens e estações do metrô nos últimos 20 anos, quando inaugurou 37,2 km de linhas e 27 estações.

Isso significa uma entrega de menos de 2 km de novas linhas por ano. Trata-se de um número semelhante ao obtido entre 1974, quando o metrô entrou em operação, e 1994, quando governos da Arena, PDS e PMDB inauguraram 43,4 km e 41 estações.

O resultado de tamanha incompetência tucana é conhecido por todos: superlotação (e, consequentemente, casos de assédio sexual), atrasos, panes, princípios de incêndio…

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo denuncia essa situação caótica, provocada pelo descaso do governo estadual (hoje, o tucano de plantão é Alckmin, mas o PSDB está há 20 anos no poder). A população de São Paulo merece um transporte público de qualidade.

Corrupção

Além de denunciar, o Sindicato tem apresentado propostas para um transporte público melhor. Para isso, é necessária a apuração das denúncias de corrupção por representantes do PSDB nos últimos 20 anos. O sucateamento do Metrô e da CPTM é uma realidade e uma reclamação diária dos usuários e dos trabalhadores do Metrô, que merecem, no mínimo, que os bilhões de propinas sejam devolvidos e revertidos em investimentos no transporte público.