Concurso interno e evolução na carreira dos Agentes de Estação (AEs)

REunião com AEs, dia 05/08/09, no Sindicato, por concurso interno e evolução na CarreiraA participação de aproximadamente 80 Agentes de Estação (AEs) nas reuniões realizadas no Sindicato demonstra a disposição dos companheiros para lutar pela valorização do seu trabalho e pela oportunidade de ascensão profissional. Como resultado das reuniões foi formada uma comissão de AEs que participará de reunião a ser agendada com a empresa em busca de respostas sobre a possibilidade de movimentações e de evolução na carreira.

A reivindicação contempla todos os cargos, mas há destaque para os AEs, por conta da ameaça da entrega do sistema de arrecadação para a iniciativa privada.

Nas duas reuniões, da manhã e da tarde, as intervenções dos AEs muito contribuíram para a mobilização e criação de estratégias para tentar acabar com as dificuldades que a empresa impõe, e que cada vez mais tiram as perspectivas de crescimento dos metroviários.

Uma hora são propostas de plano de carreira incoerentes, que só contemplam as necessidades da Cia. Em outra, determinações proibindo a realização de concursos internos. Agora, vem à tona a entrega do sistema de arrecadação do transporte público para a iniciativa privada.

Enquanto isso, os metroviários continuam estagnados, realizando horas extras excessivas e sofrendo com o acúmulo de funções. Por isso, a necessidade de intensificar a luta pela diminuição do número das horas extras também foi debatida na reunião, tornando-se ponto de pauta para futura assembleia da categoria. O uso de adesivos em todas as áreas também é uma das propostas para pressionar a empresa a atender as reivindicações dos metroviários.

A categoria reivindica que o Metrô estabeleça uma política de ascensão profissional na empresa. Logo, a proposta defendida pelo Sindicato é que haja a possibilidade de progressão profissional para todos os cargos, e que na GOP a porta de entrada sejam os cargos de AEs e ASs, e todas as vagas acima, quando disponíveis, sejam supridas por metroviários destes cargos base.

A categoria precisa se conscientizar e intensificar esta luta! É preciso unidade e mobilização para despertar a empresa e governo Serra sobre a manutenção do Metrô público, estatal e de qualidade e a justa possibilidade de perspectiva de crescimento profissional dos metroviários!