CPTM e Metrô: Privatização piora a vida da população

Em janeiro deste ano o consórcio ViaMobilidade (controlado pela CCR) assumiu a gestão das Linhas 8 e 9 da CPTM. O efeito imediato dessa privatização é a enorme queda na qualidade do atendimento à população.

Já ocorreram várias falhas, acidentes e a morte de um trabalhador que fazia a manutenção na Linha 9-Esmeralda. Ele foi eletrocutado na estação Pinheiros. No dia 1º/2 aconteceu um acidente nas obras de construção da Linha 6-Laranja do metrô, que também é privatizada.

Não à privatização do Metrô!

Apesar de todos os desastres ocorridos nas linhas dos trens, o governo estadual segue firme em seu propósito de privatizar todas as linhas do metrô. O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias é contra a privatização. Como estamos vendo, a entrega de linhas à iniciativa privada só provocará atrasos, falhas, acidentes e falta de segurança aos passageiros e e trabalhadores.

 

Europa reestatiza serviços públicos

Vários países da Europa estão reestatizando serviços públicos para melhorar a prestação de serviço e reduzir as altas passagens cobradas pelas empresas privadas.

Na Grã-Bretanha, formada por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, o governo decidiu reestatizar o metrô depois de 25 anos. Para isso, foi criada uma empresa pública para voltar a cuidar dos serviços. O governo tomou essa decisão após a administração pela iniciativa privada se mostrar ineficiente.