Debate: Contra as tiranias e a exploração no mundo árabe, dia 31/03, às 19h!

Todos os metroviários, amigos e familiares estão convidados para participar do debate “A luta contra as tiranias e a exploração. O levante dos povos do Egito, Líbia e no mundo árabe”. Vai ser no dia 31/03, quinta-feira, às 19h, no Sindicato, com a participação de representantes do PSTU, PSOL e PCdoB.

Desde 15 de fevereiro a Líbia está enfrentando a cruel realidade de uma guerra civil, que já provocou a morte de milhares de cidadãos, e que poderá culminar com o fim do regime do presidente, o ditador Muammar Kadhafi.

O conflito existe entre parte da população que quer o fim do governo Kadhafi, no poder há quase 42 anos, e os apoiadores do ditador.

A grande onda de violência e o ataque aos direitos humanos geraram uma mobilização internacional, pelo fim dos ataques contra a população. Kadhafi, no entanto, já declarou que só deixará o país morto, “como um mártir”, e prosseguiu bombardeando cidades e matando milhares de civis.

Em 17 de março, o Conselho de Segurança da ONU exigiu um cessar-fogo imediato e autorizou o uso de forças militares contra o regime líbio. Dois dias depois, começaram as operações militares, com EUA, Reino Unido, França, Itália e Canadá.

Onda de protestos

Mas os conflitos que deram início à guerra civil vivida na Líbia foram antecedidos por diversas mobilizações e protestos populares em vários países do Oriente Médio e do Norte da África, desde dezembro de 2010.

A Tunísia foi o primeiro deles. Seu presidente, Zine El Abidine Ben Ali, que estava no poder desde 1987, renunciou diante da pressão popular. Esta mesma onda de protestos provocou a renúncia do presidente do Egito, Hosni Mubarak, que estava no poder há 30 anos. Os protestos se espalham também por Jordânia, Iêmen, Argélia, Mauritânia, Síria, Arábia Saudita, Bahrein, Marrocos, Sudão e Omã.

O debate

Esta conjuntura internacional é o tema do debate que vai acontecer no Sindicato no dia 31/03, com o objetivo de analisar e avaliar o papel de cada nação e de cada cidadão diante destas transformações.

Não perca!