Diretoria do Sindicato (gestão 2019-22) toma posse

Coordenadores-gerais do Sindicato Camila Lisboa, Wagner Fajardo e Altino Prazeres

A posse da diretoria do Sindicato dos Metroviários de SP eleita para o período 2019/2022 ocorreu na noite de sábado (9/11) e contou com a participação de representantes de partidos políticos, Centrais Sindicais e do vereador Toninho Vespoli (PSOL), de São Paulo. Todos enfatizaram a importância do Sindicato e sua trajetória de lutas.

Inicialmente foi feita uma homenagem à companheira Diná Gomes. Ela tomaria posse como diretora do Sindicato mas faleceu recentemente. Agente de Segurança, Diná foi antes funcionária de uma terceirizada de limpeza. Foi lembrada por sua disposição de luta e também por sua alegria.

Após a homenagem, discursaram os representantes de partidos políticos. Falaram Nivaldo Santana (da executiva nacional do PCdoB), Vera Lúcia Salgado (direção nacional do PSTU), Silvia Ferraro (executiva nacional do PSOL). Eles ressaltaram a necessidade de uma grande frente de partidos e trabalhadores contra os projetos dos governos federal (Bolsonaro) e estadual (Doria).

Na sequência, falou o vereador Vespoli, que destacou a mobilização constante realizada pelo Sindicato, que luta não só pelos metroviários mas também pelo conjunto das sociedade.

Depois do parlamentar, falaram os representantes das Centrais Sindicais. O primeiro a discursar foi Ubiraci Dantas, o Bira, presidente nacional da CGTB. Também falaram Paulo Barela (da coordenação nacional da CSP-Conlutas) e Adilson Araújo (presidente da CTB).

Também discursaram Celso Borba (presidente da Fenametro) e Wagner Gomes (fundador do Sindicato dos Metroviários de SP).

Encerrando a solenidade de posse, fizeram uso da palavra os representantes das chapas que participaram da recente eleição do Sindicato: Fernanda Peluci (Chapa 4), Camila Lisboa (Chapa 3), Altino Prazeres (Chapa 2) e Wagner Fajardo (Chapa 1).

A cerimônia de posse lotou a quadra do Sindicato e ainda contou com a participação de representantes de vários sindicatos, entre eles: Sintusp, Sindicato dos Trabalhadores no Judiciário do Estado de SP, Sintaema e trabalhadores dos Correios.