Diretoria toma posse com festa e reafirma compromisso com trabalhadores

festa-da-posse_2016_19-16

A categoria metroviária compareceu na festa de posse da diretoria na gestão de 2016/2019. Com uma grande festa na quadra do Sindicato, a nova direção assumiu os rumos do Sindicato nos próximos anos comprometida com a luta dos trabalhadores em defesa dos direitos, pela reintegração dos demitidos e contra a privatização.

Para dar início a nova gestão do Sindicato, diversos companheiros e amigos dos metroviários fizeram saudações na mesa de abertura. O ex-presidente da entidade, Altino de Melo Prazeres Jr., fez a abertura saudando a todos os metroviários e agradecendo a gestão que presidiu nos último anos. “Além de sindicalistas a gente lutou por um novo modelo de transporte, lutamos contra o aumento da passagem, pela redução da tarifa e não demos trégua para os patrões e empresários.”, disse Prazeres Jr.

Estiveram presentes e falaram os representantes dos partidos Marilia Rocha (MRT), o deputado estadual Zico Prado (PT), o deputado federal Orlando Silva (PCdoB), Sérgio Renato (PSOL) e Gabriela (PSTU). Falaram pelas centrais sindicais Wellington Cabral (Unidos pra Lutar), Douglas Riso (CUT), Joaninha (CSP-Conlutas) e Adilson Araujo (CTB). Além destes o companheiro Arno, da Fenametro, e Henrique Rosito, metroviário de Buenos Aires.

As ameaças do governo Temer de acabar com a CLT e a Previdência Pública, entregar o patrimônio nacional e serviços essenciais assim como o congelamento de gastos por 20 anos (PEC 241, na Câmara, e PEC 55, no Senado) mostram a dimensão dos estragos que podem ocorrer no próximo período. Na mesma direção, Alckmin eleva a truculência com maior repressão às lutas, como vemos no caso dos estudantes, professores e aos metroviários.

Após as saudações, os três coordenadores gerais falaram sobre as perspectivas de lutas. Raimundo Cordeiro, eleito pela chapa 1, lembrou que “hoje (no Brasil) são 12 milhões de desempregados (…) e que aqui nessa quadra tem vários companheiros que ficaram desempregados em um processo de luta que nós travamos em 2014.”, afirmou Cordeiro.

festa-da-posse_2016_19-30
Wagner Fajardo, eleito pela chapa 2, falou sobre as denúncias feitas na setorial do PAT, ocorrida na semana anterior: “As regressões aos direitos dos trabalhadores, tanto com a desaposentação quanto com os ataques do TST e do STF às questões do acordo coletivo. Hoje é um dia de festa para os metroviários porque nós estamos celebrando a nossa unidade”, disse Fajardo.

festa-da-posse_2016_19-32
O companheiro Alex Fernandes, eleito pela chapa 3, reafirmou o papel de destaque da categoria metroviária na luta em defesa dos direitos com o conjunto dos trabalhadores. “Muitas companheiras e muitos companheiros vieram aqui porque acreditam e entendem a necessidade de travarmos a verdadeira luta na conjuntura atual contra esse governo Temer que vem aplicando as reformas colocadas contra a classe trabalhadora”, concluiu Fernandes.

festa-da-posse_2016_19-35
Também estavam presentes o deputado federal Carlos Zaratini (PT), secretária municipal de educação de São Paulo, Nádia Campeão (PCdoB), Rene, presidente do Sintaema, Sindicato dos Vidreiros, vereador Jamil Murad (PCdoB), Sindicato dos Químicos de São José dos Campos, Sintrajud, Marco Antonio, do Sindicato dos Motoristas de São Paulo, Pedro, vice-presidente do Sindicato dos Marceneiros, Edson, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Donizete, assessor parlamentar da deputada estadual Leci Brandão, Giseli, da UBM, Débora, do Instituto Negro Padre Batista, Julião e Costa, da Unegro, Onofre, da CTB-SP, Ronaldo Leite, presidente da CTB-RJ, Valter Sorrentino, vice-presidente do PCdoB, Laerte, presidente da UGTSL, Pestana, secretário municipal da igualdade racial, Gregório, coordenador do CMTC Clube, Divanilton Pereira, da Federação Sindical Mundial, Michael Costa, do Sindiviários, UIS, PCB.