Encaminhamentos da reunião sobre o retorno dos afastados por comorbidade

Na quinta-feira (5/8) foi realizada uma reunião com as pessoas com comorbidades convocadas para retorno ao trabalho de todos que tomaram a segunda dose da vacina e foram dados os seguintes encaminhamentos:

1. Enviar nova carta ao Metrô reforçando as solicitações anteriores e cobrar da empresa um protocolo de retorno ao trabalho que estabeleça um exame médico para avaliar a saúde e as condições físicas do funcionário, seus treinamentos e as garantias para exercer plenamente suas funções e recebimentos de adicionais condição de suas funções.

2. Realizar reuniões específicas por grupo de trabalhadores com comorbidades para debater as seguintes situações:

  • a) Metroviários e metroviárias que vão retornar e querem a garantia dos postos, jornadas e horários de trabalho.
  • b) Metroviários que não desejam retornar ao trabalho mas que querem ser demitidos com a garantia de recebimento de todas as verbas rescisórias.
  • c) Funcionários que sejam portadores de comorbidades que, mesmo vacinados, sejam suscetíveis à contaminação tendo em vista o baixo nível de imunização coletiva na cidade de São Paulo.

3. Recomendar que todos os metroviários e metroviárias tomem a vacina, para garantir a segurança e saúde de todos, uma vez que a eficácia da imunização não se dá unicamente pela atitude individual, mas principalmente pela ação coletiva que evita a contaminação e o desenvolvimento de novas variantes do vírus.