Está confirmado! O sufoco nas bilheterias vai acabar!

Embora a campanha salarial tenha acabado no dia 30/07, os metroviários ainda contabilizam conquistas ao resultado das negociações com a empresa. A nova delas é a instalação de ar condicionado em todas as bilheterias do sistema. Segundo o Metrô, a Linha 5 – Lilás terá os equipamentos instalados até dezembro; e o prazo para as Linhas 1, 2 e 3 é maio de 2011. Parabéns a toda a categoria por mais esta conquista!

Ao final da campanha salarial de maio, a empresa acatou a reivindicação de regular o funcionamento do sistema de ventilação nas bilheterias de todo o sistema, porém, ainda não havia formalização e prazos para que atingisse esta meta.

Foi no dia 26/07 que a empresa enviou correspondência ao Sindicato oficializando seu compromisso de equipar com ar condicionado as bilheterias de todas as estações, e estabeleceu o mês de dezembro de 2010 como prazo para concluir as instalações na Linha 5 – Lilás; e o mês de maio de 2011 para as Linhas 1, 2 e 3.

Ambiente nocivo
As questões relacionadas às medidas de proteção à saúde no trabalho e ao bem-estar dos metroviários sempre foi tema de destaque nas negociações do Sindicato com a empresa, o que se intensificou depois da aquisição das bilheterias blindadas que não têm sistema de ventilação.

Isso porque, além de ficarem em ambientes com altas temperaturas, sem a adequada circulação de ar, os metroviários acabaram submetidos à permanência em um recinto nocivo, propício à proliferação de doenças.

Na pauta de reivindicações da última campanha salarial, o item número 69.16.3 especificou esta reivindicação, finalmente atendida pela empresa.

Garantia para o tráfego
No período de vigência do Acordo Coletivo 2010/2011, todos os trens das Linhas 1, 2, 3 e 5 continuarão sendo operados pelo Operadores de Trem (OTs) contratados pela Companhia do Metropolitano.

Esta é a ressalva feita na correspondência enviada pela empresa ao Sindicato no dia 26/07, tendo em vista que a manutenção dos postos de trabalho dos OTs foi uma das principais reivindicações feitas pelo Sindicato durante a campanha salarial.

O Sindicato continuará fiscalizando a empresa e tomará as medidas cabíveis para que este compromisso seja cumprido, ao mesmo tempo em que busca outras formas para garantir o direito ao trabalho dos OTs.