Explosão de transformador na Linha 8 privatizada

A privatização provoca mais um dia de caos no transporte. Na manhã de 30/1 (segunda-feira) os passageiros das Linhas 8 e 9 mais uma vez sofreram transtornos com falhas. Com a privatização, a vida dos passageiros transformou-se num inferno nas mãos da ViaMobilidade. Anteriormente, as linhas pertenciam à CPTM.

Na Linha 8-Diamante, um transformador pegou fogo na estação Imperatriz Leopoldina, provocando velocidade reduzida e maior tempo de parada, por via única, entre as estações Lapa e Osasco.

Antes disso, ocorreram duas falhas na Linha 9-Esmeralda. Uma na estação Cidade Universitária e outra entre as estações Pinheiros e Ceasa. Na Linha 5-Lilás, privatizada e também administrada pela ViaMobilidade, um trem apresentou falhas no sistema de abertura de portas na plataforma da estação Giovani Gronchi.

As falhas tornaram-se frequentes após a privatização das Linhas 8 e 9. O Ministério Público (MP) está investigando o caso e vai pedir à Justiça que promova a quebra de contrato da ViaMobilidade com o governo estadual, que estabeleceu a concessão (privatização). O governador, no entanto, descarta essa hipóteses e reafirmou que pretende privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM.

Mais uma vez, o Sindicato denuncia os efeitos da privatização no transporte e reivindica a reestatização das Linhas 8 e 9. Privatização significa caos no transporte metroferroviário.