Frota K: o que virá por aí, em 2015?
No dia 9/12 o trem K05 teve problema de tração e precisou ser rebocado, e mesmo no reboque teve problema, aplicando freio sozinho e impedindo o movimento do comboio. Isso gerou ainda mais atrasos. A ocorrência aconteceu das 20:04h até às 21:17h. O IN (Incidente Notável) foi de número 115.
Entre os dias 19 e 21/12, o trem K05 novamente prejudicou a operação comercial, tendo incendiado em dois dias.
Para efeito de comparação, em 2013, até dia 15 de dezembro foram registrados 113 INs. O último IN de 2013 foi em 28/12, de número 120. Nesse andamento seguiremos para um novo recorde, ultrapassando 120 Incidentes Notáveis num ano.
Mesmo com tantas denúncias de ocorrências com essa frota, fala-se que devido aos atrasos da Bombardier para entregar os trens da Frota J, é possível que o Consórcio MTTrans (que reformou a frota C, atual Frota K) termine de reformar os demais trens para completar a frota J. Ou seja, se isso se concretizar, teremos muito mais trens problemáticos.
O Sindicato investigará essa situação e, caso realmente exista essa possibilidade, fará nova denúncia aos órgãos competentes, chamando a categoria para uma mobilização contra esta ação da empresa.
Já vimos que para 2015 teremos muito trabalho pela frente. Os problemas não só continuam como tendem a piorar em relação às reformas dos trens. Teremos que travar uma luta intensa contra o Cartel, ou se preferirem, contra o Propinoduto, Trensalão…
Que venha 2015, e vamos juntos nessa!