Futuro secretário municipal de Transportes é investigado pelo STF

Jilmar Tatto, deputado federal pelo PT, já foi anunciado pelo prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, como o futuro secretário municipal de Transportes. Tatto já exerceu esse cargo no período de 2002 a 2004, quando Marta Suplicy (PT) era prefeita de São Paulo.

Tatto é investigado atualmente pelo STF (Superior Tribunal Federal). Em 2006, ele foi acusado de envolvimento em irregularidades na contratação de perueiros, sem licitação, por R$ 30 milhões.

Em 2010, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao STF a abertura de inquérito para apurar as denúncias. Jilmar alega que fez a contratação de emergência por causa de diversos atrasos na licitação ocasionados por recursos judiciais. O processo está agora sob a relatoria da ministra Carmem Lúcia.

A indicação de Tatto, portanto, não é uma boa notícia para os usuários do transporte público em São Paulo. Ainda mais sabendo-se que até o meio de 2013 deverá ser realizada uma nova licitação para as empresas de ônibus que farão o transporte público na cidade.