General Heleno AMEAÇA a democracia

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno, divulgou hoje (22/5) uma nota em tom de intimidação após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello encaminhar à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedidos para que seja tomado depoimento de Jair Bolsonaro e apreendidos os celulares do presidente e de seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (RJ).

Celso de Mello é o relator do inquérito que investiga a interferência de Jair Bolsonaro na Polícia Federal (PF), após acusações do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Heleno afirma que, caso o pedido de apreensão se concretize, “seria uma afronta à autoridade máxima do Poder Executivo e uma interferência inadmissível de outro Poder, na privacidade do Presidente da República e na segurança institucional do País”. Termina em tom de ameaça afirmando que essa ação “poderá ter consquências imprevisíveis para a estabilidade nacional”.

A nota do general representa inaceitável ameaça não só ao STF mas ao regime democrático. Na República, nenhuma autoridade deve ser imune a investigações ou acima da lei. Na democracia, não existe tutela militar sobre os Poderes constitucionais. O Sindicato repudia as declarações do ministro e todas as provocações às instituições e ao regime democrático.