Greve é SUSPENSA! Categoria aceita a proposta do Metrô

Em assembleia com votação on-line realizada na noite de 12/6, metroviários e metroviárias decidiram aprovar a proposta apresentada pela empresa (veja em detalhes abaixo)

A assembleia suspendeu a greve marcada para 13/6, deliberando pelo encerramento da Campanha Salarial 2023 e o fechamento do Acordo.

Diante disso, conforme compromissos assumidos pela empresa, o Sindicato aguarda o imediato agendamento da reunião para discutir os processos de reintegração dos demitidos de 2019 e 2020 e reunião para tratar do pagamento do Adicional de Periculosidade para os OTMs4 – CCO.

Além disso, a empresa deve providenciar as imediatas concretizações dos demais compromissos, como a contratação dos 115 ASMs. E a empresa assumiu um compromisso de realizar um estudo do quadro de funcionários para avaliar as necessidades para a abertura de novos concursos públicos. Há também o compromisso de discutir com o Sindicato um novo Plano de Carreira. Também deve apresentar os motivos de cada um dos 81 funcionários que não receberam a progressão salarial no dia 28/2/2023.

Aguarda também reunião entre os Departamentos Jurídicos do Metrô e Sindicato para a formalização da cessão de posse do terreno da Área de Lazer (rua Serra do Japi, 16).

Confira abaixo todos os compromissos firmados pela empresa e que serão cobrados pelo Sindicato.

Veja as propostas aprovadas pela categoria:

  • VA: reajuste de 38,63%, passando de R$ 468,41 para R$ 649,36.
  • Reajuste salarial: 4,52% sobre os salários e também o VR, a partir de 1º/5/23.
  • Contratações: Metrô se comprometeu em dar andamento na convocação dos 115 ASMs aprovados em concurso. A empresa se compromete em fazer um levantamento do quadro de funcionários para avaliar o dimensionamento para concurso público e discutir com o Sindicato um novo Plano de Carreira.
  • PR: a nova proposta é melhor em relação à anterior. Partindo de uma folha de pagamento do Metrô, que gira em torno de 80 milhões, que é a soma dos salários mais alguns adicionais (tempo de serviço e de função), eles dividem os funcionários em 3 grupos: engenheiros, executivos e metroviários. Os valores referentes aos metroviários giram em torno de 51 milhões. Na proposta, eles acrescentam os 3 milhões dos adicionais que tiraram dos executivos e passaram para os metroviários. Isto significa que ficaremos com algo em torno de 54 milhões, para dividir entre nós, o que daria, pela folha de hoje, conseguindo 100% das metas, 9.500 mil para cada metroviário, aproximadamente. A PR será paga em duas vezes, em março e junho de 2024.
  • Steps: pagamento em março de 2024, para todos, excluindo-se a limitação financeira de 1% da folha.
  • Ausências para tratamento médico: empresa adequará o procedimento para que a legislação seja respeitada nos casos de ausências para qualquer tipo de tratamento médico.
  • CIPA-A: cumprirá a legislação na questão do assédio na CIPA.
  • Licença-maternidade: aceita cumprir a legislação na questão de ampliação da licença-maternidade não remunerada.
  • Abono para os demitidos: Responderá em 60 dias sobre o pagamento do abono aos demitidos em 2020/21/22.
  • Área de Lazer: reunião entre os jurídicos da empresa e do Sindicato para estabelecer a forma de cessão do terreno ao Sindicato.
  • Demitidos de 2019/20: reunião, no prazo de 60 dias, entre os jurídicos, para discutir os processos.
  • TEA: criação de grupo de apoio de pais com filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
  • CCO: reunião em 60 dias para discutir a periculosidade dos OTMs4.
  • Punições: retirada de todas as punições sofridas pelos OT’s, que se negaram a dar treinamento para a contingência.
  • A assembleia de 12/6 também aprovou o aumento da mensalidade sindical, em dois meses, junho e julho, de 1,3% para 2%, para pagar as despesas da campanha do abono e da Campanha Salarial 2023. A partir de agosto, a mensalidade retornará para 1,3%.