21 de março é o Dia Internacional de Luta Contra o Racismo

Relembramos na data de hoje, o massacre de Shaperville. Em 21 de março de 1960, na África do Sul, ocorria um ato expressivo. Cerca de 20 mil negros e negras marcharam pacificamente contra a segregação racial, contra a “lei do passe”, quando foram surpreendidos com rajadas de metralhadoras da polícia, matando 69 negros e deixando mais de 180 feridos. A população negra lutava contra restrição de seu acesso aos lugares centrais das cidades, que os obrigavam a portarem passes (autorização) concedidos mediante prova de vínculo de trabalho.

A lei obrigava a população negra a permanecer nas periferias. Hoje seguimos a luta de combate ao racismo, convocando o povo trabalhador a lutar contra o inimigo comum: o capitalismo, que oprime a todos da classe trabalhadora.

A violência por discriminação racial é uma das grandes opressões sustentada e alimentada pelo capitalismo, o racismo. O capitalismo nutre e aprofunda as opressões para a extração de cada vez mais lucros. A exemplo das reformas da Previdência e trabalhista, que querem implementar a todo custo em nosso País, cuja finalidade é explorar mais os trabalhadores, legaliza um novo tipo de escravização, em que o trabalhador morrerá trabalhando, sem condições de viver aposentado.

Basta de exploração e opressões. Basta de racismo!

Como dizia Malcolm X: enquanto houver capitalismo, haverá racismo.

Viva a luta por uma sociedade justa e igualitária. A luta contra o racismo é internacional!