Janeiro Lilás – Mês da Visibilidade Trans 

Hoje se encerra o Janeiro Lilás – Mês da Visibilidade Trans – seguindo o dia 29 de Janeiro, dia direcionado para manifestações diversas de mesma temática. O mês foi dedicado à causa após mobilização, em Brasília, organizada pela ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) em 29 de janeiro de 2004, para o lançamento da campanha “Travesti e Respeito”. Isso pelo entendimento de que, por ser um tema central e extenso, apenas um dia não seria o suficiente.

Nós, da Secretaria de Assuntos LGBTTs, Diversidade Sexual e Identidade de Gênero do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo – estado que mais assassina pessoas transexuais no Brasil -, acreditamos que as pessoas devem ser respeitadas em sua totalidade, ter sua individualidade preservada e estar em condições seguras de seguir na luta pelo direito de trabalhadoras e trabalhadores, por um Metrô público e estatal que traga segurança para populações marginalizadas.

É inadmissível que ao nosso redor vejamos majoritariamente pessoas cis trabalhando conosco como iguais, enquanto que às pessoas trans seja relegado um espaço de exclusão, de aspecto noturno e de marginalidade. Que não esqueçamos que a autodeclaração de gênero é imperativa, não precisando atender a nenhum critério para ser validada por ninguém.

Enquanto os metroviários e metroviárias transexuais sofrerem agressões e assédios, por seu gênero ou qualquer outro motivo, nós estaremos falhando enquanto coletivo de categoria. Enquanto colegas trans não se sentirem em um espaço seguro no local de trabalho e militância, sentindo a necessidade de se afastar, continuaremos errando. Enquanto não entendermos que é uma luta contínua para além de Janeiro e Junho, insistiremos no erro.

Para não cairmos na cilada de pensar que preconceitos foram superados por nós e outres, mas para que seja um debate constante, inclusive de nós para nós mesmas. Para que esse diálogo se estenda e possamos desenvolver um mandato inclusivo, nos colocamos à disposição através do e-mail [email protected]r para receber sugestões de atividades, reinvindicações, posicionamentos pessoais, denúncias de assuntos relacionados à pasta e ainda o que for necessário ser tratado. Seguimos juntes.

“Resistir pra Existir, Existir pra Reagir”