Jornada de trabalho, Saúde e Condições de Trabalho: algumas reivindicações

Na segunda rodada de negociação realizada no dia 13/05, o Sindicato ressaltou mais uma série de reivindicações para debater com a empresa, que deverá respondê-las na próxima reunião, terça-feira, 18/05. Veja algumas:

69.2.4) A categoria reivindica que a empresa forneça uniforme de melhor qualidade, conforme item 69.2.1, que determina que os uniformes devem ser testados por um grupo de metroviários antes de serem implantados. No caso do tráfego, também reivindicam que possam usar a malha cinza, pois até o momento a empresa não disponibilizou malhas para o inverno.

69.13)  A categoria reivindica a realização de exames de eletrocardiograma, eletro encefalograma, audiometria, hepatite, entre outros, para todos os metroviários, de acordo com a função de cada um, custeados pela empresa.

69.14) Conforme deliberação do 7º Encontro da Mulher Metroviária, a reivindicação refere-se a realização de exames médicos periódicos relacionados à prevenção de doenças vasculares e cardíacos, além de todos os outros que dizem respeito à saúde da mulher.

69.16.4) A empresa acatou a reivindicação de instalar sistema de ventilação adequado nas bilheterias blindadas, porém, também é necessário garantir a qualidade do ar nestes ambientes climatizados, o que não está acontecendo em diversas estações.

69.27) Na campanha salarial do ano passado a empresa se comprometeu a adequar os armários e mobiliários das áreas internas do Metrô. Porém, este processo ainda não foi concluído, e existem vários locais de trabalho com péssimas condições. A categoria reivindica a conclusão deste processo.

Jornada de trabalho) Os metroviários reivindicam que o Metrô cumpra o estabelecido na Constituição e no acordo coletivo, quando nenhum trabalhador pode cumprir jornada de trabalho superior a 8 horas diárias. Hoje, no Metrô, há vários funcionários que trabalham 8h15, 8h30, 8h45. Também reivindicam que a empresa reconheça o direito de alguns metroviários a trabalhar 36 horas, pois este direito foi conquistado em acordos anteriores e não têm sido respeitado pela empresa.

Leia mais:
Próxima reunião será na terça-feira, 18/05!

Conheça algumas reivindicações da 1ª rodada de negociação
Começaram as negociações da Campanha Salarial 2010!