Lava Jato: presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez são presos

odebrecht_siteO presidente da construtora Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, foram presos em suas casas em São Paulo na 14ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada na manhã de 19/6 (sexta-feira) pela Polícia Federal (PF). As empresas são acusadas de corrupção e cartel.

Além deles, outros 11, dos 12 a serem presos, haviam sido detidos pela PF na operação Erga Omne, termo jurídico indicando que decisão valerá para todos. Entre eles os empresários da Odebrecht Márcio Faria, Rogério Araújo, Alexandrino Alencar, Marcelo Odebrecht e Cesar Ramos Rocha.

A Polícia Federal (PF) cumpre desde a madrugada desta sexta-feira (19) a 14ª fase da Operação Lava Jato. São 59 mandados judiciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Nesta nova etapa serão cumpridos 59 mandados judiciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Desde a madrugada desta sexta, 38 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, nove de condução coercitiva, oito de prisão preventiva e quatro de prisão temporária nos quatro Estados.

De acordo com nota da PF, cerca de 220 policiais federais trabalham na operação. Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.
A Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 17 de março de 2014, desmontou um esquema de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas que movimentou algumas centenas de milhões de reais.

As investigações indicam a existência de um grupo brasileiro especializado no mercado ilegal de câmbio. No centro das investigações, estão funcionários do primeiro escalão da Petrobras, a maior empresa estatal do Brasil.
Em novembro, a Operação Lava Jato entrou em uma nova fase. Desta vez, por determinação da Justiça Federal, foram presos alguns presidentes e diretores das maiores empreiteiras do País, como Camargo Corrêa, OAS, Mendes Junior, Engevix, Engesa, UTC e Queiroz Galvão e Iesa.

Fonte: www.ig.com.br