Carta dos OTM-4 aos metroviários

Nós, OTM-4, operadores do CCO, trazemos uma saudação a essa assembleia. Queremos desde o início dessa Campanha Salarial manifestar nossa vontade de lutar junto com o conjunto da categoria contra os ataques da direção aos nossos direitos. Juntos nós somos mais fortes que a pequena burocracia indicada pelo governador, que desmanda nessa empresa.

Os tempos são difíceis e o que foi conquistado a duras penas no passado está rapidamente sendo retirado. Começou com o balão de ensaio que foi a alteração das datas de pagamento. Depois a absurda cobrança do imposto de renda sobre o adiantamento quinzenal.

Aí vieram os parcelamentos de reajustes, da PR, a alteração da data do pagamento do décimo terceiro. E os ataques contra setores específicos. No caso da Sala Negra, é a ameaça de retirada de nosso adicional de Periculosidade e o aumento da jornada em 20%. Pra não falar da falta de quadro, da precarização e do assédio moral.

Diante dessas ameaças nós nos mobilizamos. Fizemos um abaixo-assinado reivindicando nossos direitos, cobrando da empresa os compromissos firmados com os aderentes ao PDV, denunciando a farsa do discurso da eficiência da Linha 4, que sobrevive às custas de repasses do Metrô, e, finalmente, denunciamos os supersalários da chefia, que chegam não raras vezes ao dobro do teto legal. Cem companheiros, de um total de 121, aderiram sem ressalvas.

Também publicamos boletins próprios expondo as mentiras da chefia, mostrando nossos argumentos e cobrando explicações e promessas. Conseguimos uma reunião com a GOP. Mostramos nosso descontentamento e nossa mobilização, mas estamos cientes de que isso não é o bastante. A ofensiva da chefia prossegue e qualquer descuido pode nos custar muito caro. Por isso, em reunião ontem, decidimos que é chegada a hora de juntarmos forças com nossos companheiros OTM-1, OTM-2, OTM-3, da Segurança, da Manutenção e dos escritórios.

É hora de dar o passo além da mobilização local. O momento é o da união de todos os empregados da companhia contra o pior ataque da direção nos últimos 30 anos.

Um grande abraço a todos! Coragem, orgulho e união.

Sala Negra, Operadoras e Operadores de console.

15 de março de 2018