Metroferroviários suspendem greve

Será realizado no dia 26 de junho o julgamento do dissídio coletivo referente ao movimento grevista dos metroferroviários de cinco Estados, iniciado no dia 14 de maio. Nas assembleias que aconteceram no dia 20 de junho os trabalhadores confirmaram o retorno ao trabalho e a suspensão da greve.


Com o julgamento marcado, os metroferroviários de Belo Horizonte, Recife, Natal, João Pessoa e Maceió entenderam que não fazia mais sentido a continuidade da greve. A decisão sobre o reajuste ficará agora a cargo do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e não mais nas mãos da CBTU.

A princípio, a CBTU, ligada ao Ministério das Cidades (governo Dilma) queria congelar os salários. Durante as negociações entre as partes, mediadas por representantes do TST, a companhia chegou a oferecer 2%, que foi rejeitado tanto pelos trabalhadores quanto pelos ministros mediadores. Os trabalhadores pedem, no mínimo, o índice inflacionário de maio de 2011 a maio desse ano (5,37%).

Os trabalhadores da CBTU entraram em greve no dia 14 de maio e durante todo movimento garantiram o atendimento mínimo a população, com 100% dos trens em funcionamento nos horários de pico.