Metroviários protestam na estação Trianon!

Metroviários e metroviárias realizaram hoje (9/9) uma manifestação, na estação Trianon-Masp, por contratação de funcionários, contra a utilização de PMs no metrô e pelo cumprimento de acordo realizado no TRT em maio deste ano.

A estação Trianon-Masp foi escolhida porque nela, em 1º/9, ocorreu um acidente provocado pela falta de funcionários. Uma deficiente visual caiu nos trilhos, quase foi atingida por uma composição e precisou ser hospitalizada. Não havia Agentes de Estação disponíveis para ajudá-la.

A falta de funcionários tem provocado outro grave problema. Nos últimos dias, vários roubos e assaltos ocorreram nas plataformas e trens. Em vez de contratar funcionários, a direção da empresa quer colocar PMs na segurança das estações e seus entornos.

O Sindicato é contra essa ação. É contra o uso de armas dentro do sistema. A possibilidade de disparos é grande e poderá provocar pânico e até ferimentos ou mortes. A solução é a contrratação de funcionários, por meio de concurso público.

A manifestação também foi motivada pelo fato de o Metrô não cumprir o que foi acordado em maio deste ano no TRT. Uma parte da categoria metroviária não recebeu os steps, um mecanismo que busca a diminuição da desigualdade salarial.

Durante a manifestação foi distribuída uma Carta Aberta à População.