Metroviários em CAMPANHA por plano de carreira e pela redução de jornada

A partir do dia 03/11 os metroviários usarão um botom para pressionar a empresa e o governo do Estado a apresentarem um plano de carreira a toda a categoria; a reduzir a jornada de trabalho do pessoal da estação e segurança; e acabar com a realização de horas extras. Esta é uma deliberação da assembleia realizada no dia 20/10, depois de diversas tentativas de negociação com o Metrô.

botonmetroviarios
Desde quando a Procuradoria Geral do Estado (PGE) passou a utilizar o artigo 37º da Constituição para impedir a realização de concursos internos nas empresas estatais, os metroviários ficaram estagnados em suas funções, sem a perspectiva de movimentação, porque a empresa não tem um plano de carreira. Inclusive, existem casos de funcionários que já haviam sido aprovados em concursos internos, já tinham sido treinados, mas foram obrigados a regredir a suas funções iniciais por conta da determinação da PGE.

No departamento de segurança e nas estações, os metroviários são submetidos a jornadas de trabalho de 8h30 e 8h45, além de ter a hora extra noturna diluída no turno do dia.

Ocorre que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o acordo coletivo firmado entre o Metrô e o Sindicato dos Metroviários de SP estabelecem a jornada de trabalho máxima de 8 horas diárias.

Em um contexto em que os trabalhadores de todo o país estão mobilizados pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas, sem redução de salário, é inadmissível que isso aconteça.

Em toda a história da categoria metroviária, todos os direitos foram conquistados com muita pressão, unidade, organização e mobilização, e agora não será diferente!

É por estes motivos que os metroviários lançaram esta campanha.

Plano de carreira e redução da jornada de trabalho já!