Metroviários protestam contra Plano Fim de Carreira e aumento das tarifas

No dia 20/01, metroviários de diversas áreas da empresa realizaram uma manifestação em frente ao prédio da secretaria dos Transportes Metropolitanos, com o objetivo de reivindicar a suspensão do Plano de Carreira imposto pelo Metrô e a abertura de negociações, para garantir os direitos dos trabalhadores e evitar que sejam eles prejudicados.

Isso porque, entre outras coisas, o Plano proposto pela empresa extingue diversas funções, “institucionaliza” o acúmulo de tarefas e dificulta as promoções, já que as chefias utilizam critérios subjetivos e de caráter pessoal para concedê-las.

Os metroviários reivindicam reconhecimento e valorização do trabalho, e possibilidade de desenvolvimento profissional.

Conforme o presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Altino de Melo Prazeres Júnior, a categoria está fortalecida e vai brigar pelo seu direito.

Aumento das tarifas
Outro alvo de protesto dos metroviários foi o aumento das passagens de ônibus já anunciado pelo governo de Kassab (de R$2,70 para R$ 3), e o reajuste previsto para o valor da tarifa do metrô, conforme informado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Em suas intervenções, Altino destacou o papel do Estado de fornecer transporte público com qualidade, o que deixa de ser cumprido. O Sindicato dos Metroviários de São Paulo defende maior subsídio para o transporte, mais metrô, público, estatal e com qualidade, e o fim das privatizações, como a da Linha 4 – Amarela, que causou a morte de 7 pessoas em janeiro de 2007.

Solidariedade às vítimas das enchentes
As centenas de pessoas mortas, desaparecidas e desabrigadas depois das fortes chuvas do início do ano também foram lembradas no ato desta quinta-feira. Para o presidente do Sindicato, o descaso do governo federal e dos governos estaduais do Rio de Janeiro e São Paulo é o responsável por esta tragédia.

Altino criticou a falta de planejamento e de ações efetivas dos governos para evitar que a população brasileira seja vítima deste caos, ressaltando a ausência de políticas de moradia e urbanismo nas áreas afetadas.

Em solidariedade às vítimas desta tragédia, o Sindicato vai arrecadar roupas, alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis e sacos de lixo nos dias 26, 27 e 28 de janeiro. Os donativos devem ser entregues na sede da entidade, localizada na rua Serra do Japi, 31, Tatuapé. (esquina com a Radial Leste, entre os metrôs Carrão e Tatuapé.)

Veja algumas imagens do ato:

atojan9atojan7

atojan1

atojan6        atojan8

atojan11          atojan5

  atojan2 
     atojan10

atojan3atojan4