Metrus: de repente, um déficit de R$ 63 milhões na previdência

A melhoria do Metrus faz parte das reivindicações da categoriaMuitos companheiros que estão no Plano-I de previdência do Metrus tomaram um susto com o aumento das contribuições de até 46% que apareceu nos contracheques a partir de maio.
 

A direção do Metrus alegou em uma reunião que o aumento é para cobrir um déficit de R$ 63 milhões que surgiu na avaliação atuarial deste ano. Estranhamente, os documentos que estão no site do Metrus não demonstram os detalhes de onde vêm os valores dessa diferença. A direção do Metrus também se negou a convocar uma assembléia dos participantes para discutir o problema e chegou ao absurdo de insinuar que os metroviários não teriam capacidade de decidir sobre o assunto.

A proposta aprovada pelo Conselho Deliberativo (sem nenhuma discussão com os participantes) é de cobrir metade desse “rombo” com os nossos aportes e da patrocinadora (Metrô) conforme determina a lei. Segundo o Metrus, a patrocinadora já deu a parte dela e a nossa parte vai ser parcelada em sete anos. O conselho ficou de ver formas de cobrir os outros 50% do déficit e uma delas é a possibilidade de abrir migração de companheiros do Plano-I para o Plano-II, migração que aliás muito agrada aos interesses do Metrô.

A diretoria do Sindicato irá produzir, em breve, um material especial tratando dos problema do Metrus, tanto da parte de previdência como os da saúde e está buscando assessoria especializada para tratar do assunto.