MOÇÃO de SOLIDARIEDADE: A precarização mata!

A precarização mata! Dois petroleiros morreram no Terminal da Petrobras em Angra dos Reis/RJ. Toda solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.

As mortes aconteceram no dia 27, fruto da queda de uma passarela de concreto, deixando também um trabalhador gravemente ferido.

Mais uma vez, vidas são tiradas devido às condições precárias de trabalho na Petrobras. Os três trabalhadores envolvidos no acidente eram terceirizados da empresa Olicampos no Terminal da Transpetro em Angra dos Reis.

O Sindicato dos petroleiros do Rio de Janeiro afirmou em nota que “Infelizmente esse trágico acidente acontece quando o Sindipetro-RJ/FNP vem sistematicamente denunciado a situação de sucateamento e precarização das unidades e dos trabalhadores da Transpetro, próprios e terceirizados, como nos terminais da base do Sindipetro-RJ como o Tebig e TABG”

O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo se solidariza com os familiares e amigos das vítimas desse grave acidente e presta todo apoio às paralisações realizadas em protesto e indignação. Também seguimos denunciando como a terceirização só pode acarretar em mais precarização, com escalas de trabalho similares ou iguais à 6×1, salários mais baixos e menos direitos, abrindo espaço para tragédias com essas.

A Petrobrás e a empresa Olicampos são responsáveis por essas mortes, que acontecem enquanto empresários e acionistas privados lucram com o sangue dos trabalhadores.

Exigimos do governo federal e da Petrobrás o fim do contrato com a empresa responsável e que avance no sentido de acabar com a terceirização dentro da companhia.

Basta de precarização!

Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de SP