Morre segurança da CPTM agredido por ambulantes

No dia 5/8 o agente de segurança da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) Salatiel Gomes da Silva, de 51 anos, foi atacado ao tentar impedir a entrada de dois vendedores ambulantes na estação Botujuru, em Campo Limpo Paulista. Ele ficou internado e morreu no dia 9/8 em decorrência de um espancamento.

Salatial e outro segurança foram vítimas de ataques com pedaços de pau e pedras. Até o momento nenhum suspeito foi preso. Esse tipo de situação tem sido vista frequentemente no transporte por trilhos em SP. O Metrô e a CPTM enfrentam um aumento no número de ambulantes, burlas e outras violações assim como o crescimento de ocorrências desse tipo.

A crise que atinge o Brasil deixa mais de 13 milhões de desempregados e outros 28 milhões de pessoas em situação de subutilzação (que agrega desempregados, subocupados por insuficiência de horas ou na informalidade), segundo o IBGE. Essas condições ampliaram a precarização do trabalho, a ilegalidade e a violência, gerando casos injustificáveis como o ocorrido no dia 5/8.

Lamentamos a morte do trabalhador e exigimos que o governo do estado de São Paulo tome providências para melhorar as condições de segurança aos usuários e funcionários dos transportes.