Movimento em defesa do transporte público é lançado em SP

O Movimento Mais Transporte (M + T) foi lançado oficialmente na manhã de quarta-feira (23/11) em São Paulo com apoio do Sindicato dos Metroviários. O evento contou com grande participação de Centrais Sindicais, partidos políticos, sindicatos, entidades estudantis, associações de bairros e representantes de parlamentares.

A ideia central do M + T é defender o transporte público estatal e organizar um amplo movimento, com a participação da população, para evitar a privatização da Linha 5-Lilás do metrô.

movimento-mais-transporte_baixa-2Antes do lançamento foi apresentada uma pesquisa sobre o transporte público feita pelo Instituto Locomotiva. Segundo a pesquisa, os usuários reclamam da necessidade de ter mais linhas e estações do metrô. “O metrô é o transporte público mais rápido e as pessoas, se pudessem escolher, usariam apenas ele. Elas só utilizam outros meios, como trem e ônibus, porque a extensão do metrô é pequena”, afirmou Ricardo Meirelles, do Locomotiva, que apresentou os dados da pesquisa.

Ainda segundo Meirelles, praticamente todos os usuários do metrô concordam que os governos têm o dever de oferecer transporte público adequado para a população. “92% dos usuários concordam que o metrô deveria receber mais investimentos e 9 em cada 10 usuários acreditam que o metrô deveria ter mais estações”, aponta o estudo.

“Na opinião dos usuários, as prioridades do governo do Estado em relação ao metrô deveriam ser concluir as obras iniciadas, reduzir o valor das passagens e colocar mais trens nos horários de pico”, afirmou Meirelles.

Entidades e ativistas que participaram do lançamento do M + T:

Sindicato dos Metroviários de SP
Fenametro
CUT
CTB
CSP-Conlutas
Unidos Pra Lutar
Sindicato dos Metroviários do Rio de Janeiro
Sanclair Clemente – diretor da Fenametro (metroviário de Recife)
Sinpro Campinas
Núcleo da CTB dos Condutores de SP
PT
PCdoB
PSTU
MLC de São Paulo
DCE Livre da USP
Espaço Sociedade e Ação (Espaço S/A, associação de moradores da Cidade Tiradentes)
Quilombo Raça e Classe
União da Juventude Rebelião
Movimento de Mulheres Olga Benário
Rafael Calabria, pesquisador em Mobilidade Urbana
Representantes do parlamentares Leci Brandão (deputada estadual, PCdoB) e Toninho Véspoli (vereador, PSOL)

movimento-mais-transporte_baixa-8 movimento-mais-transporte_baixa-9