NÃO ao RETORNO das gestantes!

No dia 15/3, o Metrô publicou comunicado orientando as funcionárias gestantes a retornarem para as atividades presenciais com base na Lei Federal sancionada no dia 10/3.

O governo federal, que nada fez durante uma das piores crises sanitárias do mundo, impõe que as funcionárias em alto grau de risco, como as gestantes, retornem imediatamente ao trabalho, e o Metrô, em uma decisão na contramão das medidas de segurança, decide colocar em prática a sanção.

Essa é mais uma medida negacionista e contrária aos direitos e a saúde dos trabalhadores, principalmente das mulheres, parcela mais afetada nessa pandemia, com suas jornadas duplas e muitas vezes triplas.

O Sindicato repudia e é contrário à decisão da convocação da empresa e orienta que as metroviárias busquem orientações de seus respectivos médicos, caso haja indicação de afastamento e recusa por parte da chefia, entre em contato com uma diretora do Sindicato. Também iremos verificar a posição técnica de entidades profissionais do setor da saúde e segurança do trabalho.

Seguimos em luta, para que as metroviárias e metroviários de São Paulo tenham seus direitos garantidos e sua saúde preservada!