Não há mágica! São Paulo exige mais Metrô!

Ainda não vingou a ideia do governo Serra para melhorar o embarque dos usuários na estação Sé. Muito tumulto marcou as primeiras experiências da operação “Embarque Melhor” e os usuários continuam insatisfeitos. Para a secretaria dos Transportes Metropolitanos, até a chuva prejudicou a estratégia. Porém, já está claro para todos: São Paulo precisa de mais transporte público! São Paulo exige mais Metrô!

A população reclamou e a secretaria dos Transportes Metropolitanos resolveu implantar a operação “Embarque Melhor”, para oferecer mais conforto e segurança aos usuários nas plataformas.

A estratégia consiste na contenção de milhares de pessoas antes da plataforma, para que pouco mais de 40 embarquem por cada uma das portas dos trens. Porém, o seu resultado ainda não foi satisfatório nos primeiros testes que aconteceram nesta semana, no acesso para a Linha 3 da estação Sé.

O tumulto e as reclamações foram os destaques da operação, que no primeiro dia durou apenas 25 minutos. Com alguns ajustes, a estratégia prosseguiu nos demais dias e a secretaria dos Transportes Metropolitanos promete realmente melhorar o embarque dos cidadãos.

O Sindicato, no entanto, alerta para os riscos a que os metroviários estão expostos com esta estratégia e, independente da operação, ressalta que, hoje, São Paulo tem, sim, o metrô mais lotado do mundo, com mais de 10 passageiros por metro quadrado. A sua expansão nunca correspondeu às necessidades desta metrópole, que não pode mais estar fadada a prosseguir em ritmo de tartaruga na construção de metrô.

Nos últimos 14 anos os tucanos construíram pouco mais de 11 quilômetros, o que torna notório o seu fracasso na gestão do transporte público. Hoje, em apenas 61,3 quilômetros de vias, o Metrô transporta mais de 3 milhões de usuários por dia, sendo o menor entre os 11 maiores de mundo.

O Metrô foi asfixiado pela demanda. E não há mágica! Para melhorar o conforto e ter novamente um conceito de confiabilidade e qualidade, é preciso investir com urgência em mais transporte, e menos em propaganda.

Mérito metroviário

Todos os metroviários que se empenharam para colocar em prática a nova estratégia de embarque estão de parabéns pelo empenho e dedicação. No que depender dos metroviários, os usuários sempre terão o melhor e mais confiável transporte público do país.

Operação compromete qualidade dos serviços nas estações

A operação "Embarque Melhor" exigiu 110 funcionários só do corpo de segurança para a estação Sé, o que representa cerca de 50% do total do efetivo do turno em todo o sistema. Com isso, as demais estações ficaram descobertas, comprometendo a qualidade da prestação de serviços aos usuários.

O Sindicato é contra medidas que degradem o efetivo e exige que o Metrô tome as devidas providências para que os usuários tenham conforto e segurança em todo o sistema, bem como que os metroviários das demais estações tenham a sua integridade preservada, já que o quadro está reduzido e sua atuação também é comprometida.